A Intel vai entrar em uma nova era na sua história, ela irá começar a fabricar chips ARM para smartphones.

Após anos lutando para conseguir sua fatia de bola na área de chips para smartphones, essa nova estratégia poderá fazer com que a empresa conquiste novos mercados e amplie sua participação no mercado de smartphones. A ARM e sua arquitetura homônima, se sobrepôs à x86 no mercado de smartphones.

Em parceria com a ARM, em uma tentativa de tentar se estabelecer de outro forma no mercado. A Intel poderá fabricar chips usando a arquitetura da ex-rival e nova parceira, o que abre um novo mundo de possibilidades para a companhia.

Esclarecendo: a Intel não irá desenvolver chips usando a arquitetura ARM, mas poderá fabricá-los para outras companhias em suas linhas de montagem, utilizando sua moderna estrutura para construção de chips de 10 nanômetros.

A tecnologia de chips x86 não ia bem no mercado, e a Intel descontinuou a linha de processadores para celulares Atom. Isso abre possibilidades para a Inter fechar parcerias com a Apple, fabricando chips para os dispositivos móveis da empresa da maça, por exemplo. Algo que já era especulado há bastante tempo.

A LG Eletronics, já fechou parceria com a Intel, e a LG sempre utilizou os chips Qualcomm para os seus produtos. A companhia coreana pretende dar uma guinada para desenvolver seus próprios chips ARM usando as fábricas da Intel.